Sobre mim

Me chamo Kezo Nogueira.

Natural de Salvador, comecei a tocar com 14 anos, bateria e violão, de forma autodidata. Tive algumas bandas e em 1995, junto com dois amigos (Alexandre Processo e CH), criei a Banda Setembro. Fizemos muitas apresentações, as mais marcantes no Teatro Vila-Velha, no Meia-noite se Improvisa, evento que acontecia na época em que o teatro estava lutando para se reerguer. Em 1996, Gravamos uma demo que foi muito bem aceita pela crítica e muito elogiada por Ed Motta, que se prontificou para produzir nosso disco (o que acabou não acontecendo). Em 1996, fui para Itália e fiz o Summer Program da Berklee em Perugia, onde fui aluno de Ron Savage. Em 2001, a Setembro gravou seu primeiro CD e em 2003 nos mudamos para São Paulo. Em 2004, o pessoal voltou pra Salvador e eu fiquei.

A partir daí, passei a trabalhar com outros artistas, como músico acompanhante em gravações e apresentações. Entre eles, Clara Moreno, Léo Maia, Luciano Nassyn, Rafael Pondé, Nathalia Siqueira, Tito Bahiense,  Luis Fernando Neto, Karyme Hass, Fúlvio Oliveira, Bruno Masi, Marcelo Quintanilha, O Sonso, Rodrigo Bragança, Luzia Dvorek, Sebastian, Ubirantan Marques, Vanguart, Zepa, Felipe Antunes, Vitrola Sintética, Adriano Grineberg, Vitor Kley, Kell Smith, etc. Passei também a produzir discos e trilhas sonoras.

Em 2005, morei na Espanha, acompanhando o músico Mauricio Melo e outros artistas locais. Em 2006, voltei para São Paulo e continuei acompanhando artistas e fazendo gravações.

Em 2008, fui para os Estados Unidos estudar com Art Gore, baterista professor do curso de Jazz Studies da Universidade de Cincinnati. Quando voltei para São Paulo, ingressei na UNESP, no curso de Licenciatura em Educação Musical. Fiz parte do Projeto Caminhos Sonoros em Mairiporã, pioneiro na área de ecologia sonora, sob a orientação da Prof. Marisa Fonterrada. Fiz parte do PIBID de Educação Musical da UNESP, sob orientação da Prof. Luiza Christov e Jessica Makino, dando aulas na rede pública. Também atuei como assistente no CantorIA, coro infanto-juvenil da UNESP, sob a direção de Marisa Fonterrada e Leila Vertamatti. Em 2011, participei do Núcleo de Ensino da UNESP, sob a orientação da Prof. Iveta Borges, com um projeto de produção musical no ensino médio, usando a tecnologia musical. E deste projeto saiu meu trabalho de conclusão do curso, no final de 2012. Tenho textos publicados em função desta pesquisa e sobre outras abordagens. Tenho mestrado em artes, concluído também pela UNESP.

Desde 2016 trabalho como produtor musical e compositor no Estúdio Submarino Fantástico, compondo trilhas para TV fechada e aberta. Entre os clientes atendidos estão Nickelodeon, Amazon Prime, Cartoon Network, Discovery Kids, HBO, Netflix, Gloob, Rede Globo, TV Cultura e Warner Channel.

Em 2021, ingressei no doutorado em música da USP, com orientação da Prof. Dra. Heloisa Valente. Minha pesquisa é sobre processos criativos na composição de trilhas sonoras para animações. Também faço parte, como pesquisador, do Centro de Estudos de Música e Mídia (MusiMid).