Educação

Educação e Corpo: Caminhos para uma Formação que Busca a Fluidez: Aula sobre a integração da prática da meditação e do aikido com as práticas da educação musical (ou da educação, de uma forma geral). Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, com curadoria de Heraldo Paarmann.

Curso de bateria para iniciantes – aula 01: Aula na plataforma Music Dot, para iniciantes.

Projeto de Produção Musical, EE Prof. Alberto Levy – 2011 (https://producaolevy.wordpress.com/): Website do projeto desenvolvido por mim, através do Núcleo de Ensino da UNESP sob orientação da Prof. Iveta Borges, na EE Prof. Alberto Levy, com estudantes de segundo ano do ensino médio. Contém uma base de dados sobre o projeto, com diário de aulas, arquivos de áudio, etc. Na página TEXTOS, está disponível o TCC desenvolvido à partir deste projeto.

Gravação do CD PIBID UNESP – 2011: Captação e finalização de 16 faixas do CD  com alunos do Fundamental I e educadores da EE Prof. Izac Silvério, e professores de música do PIBID de Educação Musical da UNESP, coordenado pela Prof. Luiza Christov e pela Prof. Jessica Makino. Além do CD, participei do projeto como bolsista de educação musical, junto com outros educadores da UNESP.

 

Oficinas ministradas: 

Corpo e conflito: a busca da harmonia através do movimento. São Paulo, UNESP, 08/2015.

Oficina desenvolvida no curso de formação “Artes na Educação Básica e as Múltiplas Linguagens – Desafios e Práticas”, em agosto de 2015, na UNESP, para professores de arte da rede municipal de São Paulo. A oficina buscou explorar o aikido enquanto fonte transdisciplinar para a pesquisa em educação, com ênfase na busca pelas possibilidades de movimento em situações de conflito. Exploramos as dinâmicas do aikido para discutir novas formas de pensar o corpo que se movimenta com fluidez, ao incorporar a noção de ir com.

Aikido e educação: a busca da harmonia como possibilidade de movimento.  São Paulo, UNESP, 08/2014.

Oficina desenvolvida no curso de formação “Artes na educação e as múltiplas linguagens – Desafios e Práticas”, em agosto de 2014, na UNESP, para professores de arte da rede municipal de São Paulo. Exploramos o aikido enquanto fonte transdisciplinar para a pesquisa em educação, com ênfase na busca pela possibilidade de movimento em situações de resistência, usando como ferramenta o corpo. Explorarmos, via dinâmicas corporais, os conceitos de pontos de atrito, circularidade, condução, queda, espaço, tensão, imobilização e não resistência, além dos elementos introdutórios teóricos e históricos do aikido.

Tecnologia musical e criatividade. São Paulo, UNESP, 09/2012.

Oficina desenvolvida na IV Semana de Educação Musical IA/UNESP e VIII Encontro Regional
Sudeste da ABEM. Resumo: Reflexão sobre o uso criativo das ferramentas da tecnologia musical na construção de uma prática educacional para adolescentes. Discutiremos sobre a necessidade de incorporar as referências musicais dos estudantes, e como isto influencia na relação professor-estudante, através de uma abordagem pedagógica baseada na fluidez, tendo como base a filosofia do Aikido.

Abordagem criativa na bateria. Ilha Comprida, 04/2013. Cartaz Ilha Comprida

Workshop desenvolvido no Espaço Cultural Plínio Marcos, através da Secretaria de Cultura de Ilha Comprida, com a participação do guitarrista Fúlvio Oliveira. Objetivos: Demonstrar a aplicação prática de computadores e ipods para o estudo da bateria; Demonstrar meios para a construção de uma prática musical criativa e fluida; Demonstrar a aplicação de uma grande variedade de ritmos, tocando sobre loops pré-gravados; Demonstrar diferentes abordagens das peças da bateria; Possibilitar o contato do público com diferentes estilos musicais.

Possibilidades Tecnológicas na Educação Musical. SESC Vila Mariana, São Paulo, 09/2013. Flyer SESC

Objetivo: oferecer um panorama, uma visão geral das ferramentas tecnológicas existentes na atualidade que podem contribuir para enriquecer o ensino de música. Dentro de uma perspectiva criativa e contextualizando a realidade da música na sociedade contemporânea, serão analisados tipos de hardwares e computadores, softwares de gravação, aplicativos para tablets e celulares, ipods, gravadores portáteis e outros equipamentos de suporte à gravação, uso de redes sociais, mecanismos de de financiamento coletivo e de divulgação de mídias musicais e blogs. A ideia é discutir como estas possibilidades tecnológicas podem transformar a educação musical.

Possibilidades tecnológicas em áudio para a educação. MIS, São Paulo, 10/2013. Flyer MIS

Oficina ministrada durante dois encontros no Laboratório do MIS. Objetivo: explorar algumas possibilidades existentes na tecnologia musical com a finalidade de montar projetos práticos como rádios e podcasts, usando softwares livres baseados em computadores e dispositivos móveis, além de ferramentas do ambiente virtual.

Eventos organizados:

Ciclo de Encontros: Música, tecnologia e criatividade. UNESP, São Paulo, 11/2012. Cartaz.

O Núcleo de Música, Tecnologia e Criatividade trouxe 3 convidados (Ricardo Camera, da Sonido; Rodrigo Bragança, da Argila; Reinaldo Pamponet, da Itsnoon) para realizar um ciclo de encontros entre estudantes e profissionais do mercado musical. O foco destes encontros foi a produção musical através dos recursos tecnológicos de áudio. Os assuntos foram direcionados para um olhar pedagógico do uso destas ferramentas de produção, afim de propor um diálogo entre universos aparentemente distantes – Universidade, Escola e Mercado – mas que se aproximam numa proposta de pesquisa educacional direcionada para o Ensino Médio. Organizadores: eu, Fernando Salvador, Diego Sales e Pedro Bernardes Neto. Sob coordenação da Prof. Iveta Borges, do Núcleo de Ensino da UNESP.

Advertisements